Busca de Testamento pode ser feita pela Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados

Publicado em: 02/05/2019
Conheça a CENSEC e saiba como ela pode te ajudar

Como saber se algum parente deixou testamento? Muitos familiares acabam não tendo acesso a essa informação após o falecimento de um ente querido. Para isso, existe a CENSEC. Criada em 2007, a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC) reúne documentos notariais de todos os Cartórios de Notas do Brasil, como testamentos, procurações, escrituras públicas de qualquer natureza, entre elas as de separação, divórcios e inventários lavradas nos cartórios brasileiros.

A CENSEC divide-se em módulos, facilitando a consulta e agilizando o dia a dia daqueles que procuram os serviços do Cartório de Notas. Apesar de o acesso da CENSEC ser realizada por notários e escreventes, a plataforma auxilia a localização desses documentos de forma rápida, facilitando o procedimento para as famílias, pois disponibiliza para os cidadãos o serviço de “Busca de Testamento”.

Para consultar um pedido de informação sobre testamento, o interessado deve se cadastrar em http://bit.ly/2GRMqKt, informando o CPF. Caso já seja cadastrado, basta entrar com login e senha.

Para realizar a solicitação de informação sobre existência de testamento é necessário encaminhar a Certidão de óbito emitida pelo Registro Civil de Pessoas Naturais ou Tradução de óbito em casos de falecimentos ocorridos no estrangeiro e Documento de identificação e CPF do falecido digitalizados.

O custo da pesquisa é de R$ 66,93 para óbitos ocorridos em qualquer Estado do território nacional.

Se houver dúvida sobre a existência de um testamento e não for possível buscar pela Central, basta ir até o Cartório de Notas, apresentar os documentos necessários e solicitar a pesquisa. 

Para saber mais sobre o assunto, fale conosco.

« Voltar